terça-feira, 15 de maio de 2007

Os Fidalgos em Foco

Mais uma vez “Os Fidalgos” (Guiné - Bissau) em Portugal, desta vez a convite, do Teatro Nacional D. Maria II.
O texto “Macbeth” de William Shakespeare”, serve de base para a estrutura dramática e poética de “Namanha Makbunhe”um espectáculo profundamente africano que também integra actores angolanos e moçambicanos.
Envolvido num ambiente de magia e superstição esta “tragédia africana” narra também a sede do poder e a ambição desmedida dos homens. Inspirado, por uma cadeia de acontecimentos vividos em África a metáfora, ultrapassou a adaptação simples para à realidade histórica, cultural e tradicional desse continente para se tornar numa transposição, original.

Se William Shakespeare tivesse nascido em África a história de Macbeth não seria idêntica.Porque o que é dramático para um europeu pode não o ser para um africano e vice-versa.
Namanha Makbunhe recria em termos plásticos e sonoros: climas e atmosferas de uma outra realidade; da luz, da floresta, dos ritmos e dos cheiros africanos.
O rufar quente dos tambores, a dança, o canto dolente, ajudam a esquecer os males de que África padece. É preciso exorcizar as dores; sorrir, brincar, transmitir energia para a vida; sonhar com um mundo melhor para todos, com mestria e através do sorriso contagiante, uma parte de Africa está viva neste espectáculo.
A africanização desta tragédia mostra-nos que apesar de realidades históricas distintas e locais diferentes, mantêm-se o enredo original. Afinal a Mãe-África dos nossos dias, no caminho para a democracia, ainda está longe de ser um acto pacífico entre os povos de uma mesma Nação.



Texto de William Shakespeare
Adaptação / encenação
Andrzej Kowalski

Dramaturgia Luís Mourão
Cenografia Leszek Madzik
Figurinos Esmeralda Bisnoca
Coreografia Fernando Pina
Direcção de Cena Nuno Modesto

Interpretação

Personagens:

Djidiu Adorado Mara e Braima Galissa
Régulo/Dan Albino Djata
Djatú Makbunha Amélia da Silva
Tocador de Kora – (cantor) Braima Galissa
Assassino /Rei Bolum Dalton Borralho
Madiu Dom Petro Dikota
Primeira Feiticeira Djamila Vieira
Borry Domingos Marques ( Gambôa)
Hécate Helena Sanca
Francelino Correia
Criada Isabel Vicente Ferreira
Terceira Feiticeira Ilesa Afonso da Costa
Djagra Ocante Jorge Quintino Biague
Rokya Josefina Massango
Namanha Makbunhe Mário Spencer
Farba Mussa Camará
Segunda Feiticeira Sofia Laura Rodrigues


Produção
Teatro Nacional D.Maria II
Estreia dia 31 de Maio
De 31 de Maio a1 de Julho


Edição de:
Amélia da Silva
Isabel V.Ferreira
Jorge Q. Biague

Um comentário:

Deus É Amor disse...

É fresca a lembrança de cada instante vivido; é doce o recordar do sorriso alegre e olhar triste que trocamos em muitos momentos eternos! Saudades de todos voces! Saudades dos abraços e das vozes que não se calarão na minha alma. Forte Saudade! Da magia do palco, da quimica em cena, da força do cantar e doçura no dançar... de tudo quanto vivemos, sim, Saudades. Estou aqui, na rota do amor e dizer a TODOS,SEM EXCEPÇÃO que meu amor por voces (Elenco do Namanha Makbunhe) é enorme! Vosso mano de Catete